Biomedicina

Biomedicina é a ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, com intuito de encontrar sua causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento.

O Biomédico actua como supervisor geral e principal responsável científico no desenvolvimento de estudos e investigações clínicas envolvendo as análises clínicas, medicina diagnostica, oncologia, medicina forense, reprodução humana, radiologia, circulação extra-corpórea em transplantes e cirurgias cardíacas, imunologia, psicobiologia, acupunctura, nutrição, genética, biologia molecular de fluidos, células e tecidos humanos.

Entre as actividades mais comuns, está o ensino universitário em disciplinas biomédicas, tais como Anatomia, Biofísica, Bioquímica, Embriologia, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Histologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Patologia Geral, Saúde Pública e Toxicologia.

Em Portugal, o Biomédico Patologista Clínico está abrangido pelo tratado de cooperação entre países lusófonos, com sua habilitação profissional reconhecida em análises clínicas pelo Ministério da Saúde. 

Saiba Mais Em:

Conselho Federal de Biomedicina

Conselho Regional de Biomedicina